Especialidades médicas

cirurgia do joelho

Equipe de cirurgiões

Dr. CARLOS HUMBERTO V. VICTÓRIA CRM 52.59875-7
Dr. DIOGO ASSIS C. DE OLIVEIRA CRM 52.62909-0
Dr. EDUARDO CABRAL COELHO CRM 52.77787-0
Dr. SERGIO LEPORE PINTO FERREIRA CRM 52.77166-0

Cirurgia do Joelho

A queixa de dor na articulação do joelho é, sem dúvida, uma das mais freqüentes nos consultórios e clínicas ortopédicas,isso ocorre pela mesma ser uma das responsáveis pelo suporte de carga do individuo, além de ser pouco protegida, e por isso bastante vulnerável às lesões traumáticas.

Essencialmente, o joelho é constituído pelo osso da coxa (fêmur), que tem uma base constituída de duas saliências arredondadas (côndilos), assentados na parte superior e relativamente plana da tíbia. A patela é um osso pequeno e arredondado que fica sobre o sulco vertical entre os côndilos e dá força à articulação.

As principais causas de dor no joelho variam de acordo com a faixa etária do paciente. Nas crianças e adolecentes é muito comum as dores decorrentes de alterações no alinhamento dos membros inferiores (geno varo e geno valgo), desordens da patela (patela alta, hipermobilidade patelar, instabilidade femoro-patelar e condromalacia) e osteocondroses (Doeça de Osgood-Schlatter e Síndrome de Sinding-Larsen-Johansson).

No adulto, principalmente do sexo feminino, destacamos a Síndrome dolorosa patelo-femoral e a Condromalacia como causas freqüentes de dor no joelho. Nos praticantes de atividade física (regular ou não) é muito comum o surgimento de Tendinites, Bursites, Síndrome da banda íleo-tibial bem como as lesões traumáticas: ruturas meniscais ,ligamentares (Lig. Colaterais, cruzado anterior e posterior), lesões condrais e fraturas.

Por vezes, os meniscos podem apresentar alterações degenerativas (mais comuns após os 50 anos), o que fragiliza sua estrutura, ficando assim mais susceptíveis a lesões ocasionadas por entorses mais leves (não relacionados à prática de esportes).

Nos pacientes acima de 60 anos as alterações degenerativas da cartilagem intra-articular (Artrose) sem dúvida são responsáveis pelo maior número de queixas, porém com o aumento de praticantes de atividades físicas nessa faixa etária estamos cada vez mais nos deparando com lesões decorrentes de “over use” ou traumas.